Roda de Integração

Acontece no Parque de Pituaçu a Roda Integração toda sexta-feira, às 20h.

Contato (71) 9916-0835
MSN: fubuiagueto@hotmail.com

02/10/2010

MACULELÊ - Gueto Capoeira




Maculelê é um tipo de dança, bailado, que se originou no Recôncavo Baiano, na cidade de Santo Amaro. E, foi Popó do Maculelê o responsável pela sua divulgação, formando um modesto grupo com seus filhos, netos e outros negros da Rua da Linha.

Acredita-se ter evoluído do cucumbi (antigo folguedo de negros) até tornar-se um misto de dança luta e jogo de bastões, chamados grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes. Num grau maior de dificuldade e ousadia, pode-se dançar com facões em lugar de bastões, o que dá um bonito efeito visual pelas faíscas que saem após cada golpe.

Já outros estudiosos, como a própria Zilda Paim, defendem que foram os malês que criaram a luta ancestral como forma de agredir os macuas, seus rivais.

"Popó me contou que os malês costumavam dizer: ''Vamos esperar os macuas a lelê''. Lelê no caso é o nome dos pedaços de madeira utilizados pelos guerreiros enquanto dançam'', explica.


Mestre Popó

Segundo Mestre Popó, o maculelê é luta e dança ao mesmo tempo. Quando o feitor aparecia na senzala a noite, pensava que era uma maneira de adoração aos deuses de suas terras, devido às músicas que cantavam.

As festas eram realizadas de 8 de dezembro (consagração de Nossa Senhora da Conceição) a 2 de fevereiro (dia de Yemanjá), em Santo Amaro da Purificação. Aconteciam nas praças e ruas da cidade ,e eram consideradas festas “profanas” realizadas pelos negros escravos.
Segundo Mestre Popó são 3 os atabaques usados no Maculelê, com as seguintes denominações e funções:

Rum: é o atabaque maior com som grave;
Rumpi: é o atabaque de tamanho médio com som "médio";
: é o atabaque pequeno com sm mais agudo.

Os dois primeiros atabaques, o Rum e o Rumpi fazem a base do toque, com pouco improviso, enquanto o atabaque Lê,mais agudo, exerce a função dos repiques de improviso.

Essa organização dos atabaques do Maculelê é semelhante à organização dos berimbaus na capoeira, onde temos:

Gunga ou Berra-Boi: é o berimbau mais grave;
Médio: é o berimbau de afinação;
Viola: é o berimbau mais agudo. 

Os dois primeiros fazem a base do toque, sendo que o Médio também pode seguir um pouco no improviso, "desafiando" o Viola, que fica somente nos repiques da improvisação.

Na época de Mestre Popó eram usados outros instrumentos, que foram sendo eliminados com o passar dos anos. São estes: o Agogô e o Caxixi(ou Ganzá) . O Agogô dava início à marcação para a entrada dos atabaques e, por último, entrava o Ganzá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário